Pró-Mananciais (Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação  de Mananciais)

O Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação  de Mananciais – Pró-Mananciais tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela Copasa.

Iniciado em 2017, o Pró-Mananciais integra o compromisso da empresa com a responsabilidade  socioambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando prevenir os efeitos agravados pela crise hídrica, no contexto das mudanças climáticas. O Programa traz em sua concepção a ideia do antecipar ações por meio do cuidado, da proteção e da recuperação das águas e dos pequenos cursos d’água, desde a sua nascente até o seu ponto de captação.

As ações são desenvolvidas a partir do estabelecimento de parcerias com as comunidades locais em conjunto com as prefeituras, representantes de escolas públicas, órgãos estaduais e ONGs, entre outros, visando a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se o cercamento de nascentes e demais Áreas de Proteção Permanente – APP, plantio de mudas nativas, construção de bacias de contenção de água de chuva (bolsões), bem como a realização de oficinas e capacitações em temas ambientais para o público escolar, agricultores e demais moradores do município, de forma a promover a cultura da sustentabilidade e, assim, ganhar cada vez mais parceiros na preservação ambiental.

Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia)

O Programa Pró-Mananciais representa um importante instrumento de mobilização social, estimulando a pro atividade, a responsabilidade compartilhada, a solidariedade, a criatividade e o protagonismo, a partir da formação de Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia) – grupo formado nos municípios que recebem o Programa imprescindível em todas as etapas do seu desenvolvimento – diagnóstico da bacia hidrográfica, planejamento, execução e monitoramento das ações.

A Copasa conta com equipes regionalizadas de técnicos que compõem o Setor de Atuação Socioambiental (SAS) da empresa, responsáveis pela condução do processo de formação dos Colmeias e acompanhamento do desenvolvimento do Programa nos municípios. Além da equipe do SAS, os Colmeias contam com representantes da prefeitura, da Emater e com a participação de outras instituições/atores interessados em contribuir na recuperação e preservação das bacias hidrográficas e/ou áreas de recargas dos mananciais de abastecimento de água do município inserido no Programa.

Fonte: https://www.copasa.com.br/wps/portal/internet/meio-ambiente/pro-mananciais

Veja mais: PróMananciais_Pequeri

Apresentação do programa Pró-mananciais no município de PEQUERI.

Pequeri comemora implantação do Pró-Mananciais

A proteção e a recuperação de nascentes e do córrego Bela Itália, principal manancial que abastece o município de Pequeri, foram temas de uma reunião na sede do Espaço Cultural da cidade. O encontro teve o objetivo de dar sequência ao processo de implantação do Pró-Mananciais no município localizado na Zona da Mata mineira. Na ocasião, também foi realizada a Oficina do Futuro, uma das etapas do programa que tem como meta levantar diagnósticos e propor soluções para a preservação ambiental e recuperação hídrica do manancial.

Durante a oficina, por meio das atividades denominadas “Muro das Lamentações”, “Árvore da Esperança” e “Caminho Adiante”, foram discutidos os problemas enfrentados ao longo do córrego, bem como apresentadas propostas e firmados acordos para a superação desses desafios. Participaram da reunião representantes da Copasa, da Secretaria Municipal de Agricultura, da Defesa Civil, da Associação de Produtores Rurais de Pequeri (Aprupe) e também o prefeito Glauco Braga Fávero.

A produtora rural Enedina Maria Fernandes do Carmo França parabenizou a Copasa pela iniciativa e disse estar vendo um sonho se realizar. “Sempre sonhei em ver as pessoas mais atentas com o meio ambiente, e o Pró-Mananciais vai ajudar a envolver os jovens e as crianças, formando uma população mais consciente da importância da preservação”, declarou. A integrante da equipe socioambiental da Copasa Wiviany Meireles fez questão de enaltecer a participação de todos e ressaltar que a Oficina do Futuro em Pequeri foi muito proveitosa. “Os participantes foram bem positivos e participativos em todo o tempo. As pessoas estão muito motivadas e prontas para somar junto às ações que irão acontecer”, comemorou.

Próximos passos:

A Copasa e a Prefeitura de Pequeri se preparam para firmar o Acordo de Cooperação Técnica. A partir desse acordo e com a assinatura do Convênio de Óleo Diesel, a companhia vai custear o abastecimento de combustível das máquinas e equipamentos da prefeitura que serão utilizados na realização dos serviços dentro do cardápio do Pró Mananciais. Além disso, em poucos dias, começam os levantamentos em campo e o cadastramento dos produtores que queiram integrar o projeto.

Veja mais: 2022_02_11_UNSL_Oficina_futuro_Pequeri